fbpx

5 dicas de conforto e ergonomia para trabalhar em home office

A adaptação de trabalhar em casa pode não ser fácil para aqueles acostumados a trabalhar em escritório. Confira dicas para se manter confortável e mais saudável em sua nova rotina, minimizando os efeitos dessa fase em seu corpo e mente.

Estamos passando por um período de adaptações emergenciais. Os recentes acontecimentos no cenário mundial demandam que empresas de todo porte adotem regime de trabalho em home office. Contudo, nem todos os trabalhadores estão costumados à realidade de trabalhar em casa, que chega a ser, inclusive, um desafio para muitos.

É natural que nossa casa seja sinônimo de conforto, descontração e lazer. Estamos vendo pela internet diversas dicas de como continuar sendo produtivo em home office, tais como: escolher um espaço específico para trabalho, evitar distrações, não trabalhar vestindo pijama, entre outras. Pensando em complementar essas informações, trouxemos dicas de como se manter confortável e trabalhar de maneira ergonômica em sua própria casa. Confira abaixo, lembrando que as dicas são perfeitamente aplicáveis, também, em seu ambiente de trabalho convencional.

Faça pausas (para o corpo e para a mente)

Nosso corpo precisa de movimento (e nossa mente também, mesmo que no sentido figurado). Tanto no escritório quanto em casa, nosso corpo necessita de movimentação periodicamente, para que os efeitos negativos da posição sentada por longos períodos sejam amenizados.

Dessa forma, levante-se e faça pequenas caminhadas e alongamentos a cada 20 minutos, mudando sua posição e relaxando os membros. Durante esses momentos, aproveite para distrair, também, a mente: ouvindo uma música que você gosta, tomando um café, exercitando algum hobbie. Contudo, mantenha o foco para retornar à sua tarefa após alguns minutos e não se distrair demasiadamente.

(Foto: Freepik)

Procure trabalhar em um ambiente com luz natural

A luz natural é altamente benéfica para nosso organismo. Ambientes iluminados somente por luz artificial podem potencializar o estresse e a sobrecarga. Se você possui um ambiente com uma ampla janela ou varanda, que tal usar esse espaço para trabalhar durante esse período? 

Outro fator natural que pode ser benéfico é a presença de plantas naturais no ambiente, uma tendência atualmente muito adotada, inclusive, em espaços corporativos.

Utilize a cadeira certa

Um dos principais fatores para garantir condições ergonômicas para o nosso corpo é a escolha de uma boa cadeira para desempenhar suas funções. Em uma jornada regular de trabalho de aproximadamente 8 horas, torna-se essencial proporcionar boas condições à coluna e organismo como um todo.

Uma cadeira ergonômica possui, no mínimo, o encosto com formato que se adapta à lombar, bordas arredondadas no assento e regulagem de altura. Por isso, nunca é uma boa ideia utilizar, por exemplo, a cadeira da sua cozinha ou sala de estar para trabalhar: esses tipos de assento são destinados somente a usos durante curtos períodos de tempo. Se você quiser saber mais sobre o assunto, pode conferir nosso post: Tipos de cadeiras para escritórios e empresas: um guia completo para ajudar nas suas escolhas.

Dores nas costas, pernas, pescoço e outros problemas podem estar sendo causados pelo uso de uma cadeira inadequada – mesmo no seu ambiente de trabalho regular em escritório. Os danos podem ser altamente prejudiciais à saúde a médio e longo prazo.

Na Sanvel, possuímos opções de cadeiras ergonômicas que podem melhorar sua qualidade de vida e potencializar sua produtividade – afinal, trabalhamos bem melhor quando nos sentimos bem e com a saúde em dia. Você pode conferir todos nossos modelos ergonômicos para trabalho clicando aqui, e pode encontrar nossas informações para contato clicando aqui.

(Fotos: Cadeiras ergonômicas Cavaletti modelos Leef, Vélo e Start)

Fique atento à sua postura

Além de possuir uma cadeira adequada, é essencial manter-se atento à sua postura – em casa e também em seu ambiente de trabalho convencional. Em casa, ainda ficamos tentados a trabalhar no sofá ou na cama, que podem ser altamente prejudiciais não só para a postura, mas também para a produtividade – afinal, a tendência é o relaxamento excessivo e queda nos níveis de concentração.

Dessa forma, ao estar sentado:

  • Mantenha a coluna ereta, apoiada no encosto de lombar corretamente;
  • Evite sentar com as pernas cruzadas ou com uma perna flexionada sentada sob a outra;
  • Procure deixar sua cadeira em uma altura adequada, em que suas pernas formem um ângulo de 90com o chão, mantendo seus pés totalmente apoiados na superfície. Caso necessário, utilize um apoio para pés;
  • Posicione o seu teclado à uma distância que permita que seus braços também fiquem apoiados sobre a mesa, e não somente seus punhos;
  • Mantenha o monitor à altura dos seus olhos.
(Imagem: Stretch Physio)

Siga os horários que já fazem parte de sua rotina

Embora seja tentador trabalhar “beliscando” lanches o dia todo, procure manter seus horários de alimentação conforme a sua rotina de trabalho convencional – os mesmos horários para café, o mesmo período para o almoço, etc. Nosso corpo se adapta aos horários aos quais é condicionado e uma quebra nessa rotina pode dificultar ainda mais nossa adaptação. Isso também vale para os horários de dormir e acordar.

Além disso, vale lembrar que, em determinado momento, nosso corpo precisará passar por uma readaptação ao ambiente de trabalho convencional, cujos efeitos também serão minimizados caso os horários sejam mantidos.

(Foto: Jcomp)

Boas práticas de ergonomia são importantes em qualquer tipo de ambiente de trabalho. Para mais dicas que possam auxiliar na sua produtividade durante este período de home office ou mesmo posteriormente, confira os posts: 8 dicas práticas para ser mais produtivo no trabalho e 8 dicas de organização no trabalho.


Se durante este período você não se sentir à vontade para ir a uma de nossas lojas, não se preocupe: nossos vendedores estão atendendo a demandas por contato via telefone, WhatsApp e e-mail. Para conferir todas as informações de contato, clique aqui ou no botão “falar com um atendente”, posicionado ao lado direito inferior desta tela.

Marcado com , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *