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Design de interiores: como as cores influenciam em nossas sensações

Você já entrou em um ambiente e sentiu, imediatamente, a sensação de tranquilidade? Ou de intensidade? Ou de frio? Nem todo mundo sabe, mas essas percepções podem ser induzidas pelas cores que compõem o local.

Para compor um ambiente apropriadamente, todos os detalhes devem ser pensados de maneira estratégica. Um dos fatores que influenciarão no clima do seu espaço serão as cores escolhidas para compô-lo, que poderão, inclusive, provocar sensações específicas em quem adentrá-lo.

Devido à nossa construção cultural e vivências como ser humano, todas as cores possuem significados que fazem parte do senso coletivo. Por isso é tão comum associarmos, por exemplo, o verde à natureza e o vermelho ao perigo. Embora cada indivíduo possa ter significados pessoais e específicos para determinadas cores, há características que costumam ser interpretadas de maneira comum pela maioria das pessoas.

Quando falamos em design de interiores, diversos fatores influenciam nas sensações que sentiremos em determinado ambiente. Confira como as cores mais populares podem agregar positivamente ao seu espaço e ajudar a transmitir exatamente o que você deseja.

Azul

O azul é a cor preferida da maioria das pessoas, sendo de 46% dos homens e 44% das mulheres. Nossa principal referência desta cor é o céu, o que nos faz associar o azul ao eterno, ao infinito e à grandeza.

É a mais fria das cores, transmitindo essa sensação nos ambientes em que está presente em grandes dimensões – sendo uma boa opção para gerar a sensação de frescor em lugares quentes. Possui efeito calmante, sendo excelente para ambientes de descanso e dormitórios.

O azul remete, também, à confiança, simpatia e concentração, sendo a principal cor das virtudes intelectuais. Em tons escuros, traz sobriedade e sofisticação.

(Fotos: Pinterest)

Vermelho

O vermelho costuma ser a primeira cor em que pensamos. Faz fácil referência à alimentação, impulsiona a atenção e remete à energia. Está ligada ao dinamismo, sendo uma cor estimulante. Cria senso de urgência, podendo induzir compras impulsivas, por exemplo, e também é muito utilizada para estimular o apetite, principalmente quando associada ao amarelo – combinação utilizada por marcas como Mc Donald’s, Burger King e Doritos.

Contudo, é necessário cautela ao utilizá-lo: além de tornar ambientes mais quentes, o vermelho usado em excesso também pode incitar a agressividade. Dessa forma, não é interessante aplicá-lo em demasia, por exemplo, em salas corporativas em que se executem tarefas repetitivas ou que possam gerar estresse.

Por outro lado, o vermelho é a cor mais facilmente notada por nossa visão, sendo perfeita para pontos que precisem de atenção e para sinalizações de perigo.

(Fotos: Pinterest)

Amarelo

Uma das principais cores que remete à alegria, o amarelo traz luz e leveza aos ambientes. Ambientes com o teto de cor amarela, por exemplo, causam um efeito agradável, como se a luz solar os inundasse. 

É uma cor que estimula a criatividade e a espontaneidade, recomendada para ambientes de criação e descontração. Quando associada ao vermelho, favorece o estímulo do apetite.

O amarelo, contudo, deve ser usado cautelosamente em relação à sua tonalidade, pois tons demasiado claros e fortes podem ser desagradáveis e cansativos ao olhar.

(Fotos: Pinterest)

Verde

Principal coloração presente na natureza, o verde remete à tranquilidade, à prosperidade e à vida. É uma cor tranquilizante, que acalma, além de também trazer frescor aos ambientes, sendo considerado de temperatura intermediária: o vermelho é quente, o azul é frio, o verde é agradável. 

Sendo uma das cores que mais agrada e conforta os olhos, o verde é uma boa tonalidade para se olhar por bastante tempo. Além disso, folhagens naturais favorecem conforto e aconchego no ambiente.

É a cor mais comumente associada à vida e à saúde, o que explica, inclusive, as marcas que adotam o verde como nova cor devido ao atual fenômeno de adquirir hábitos mais saudáveis – tais como a “Coca-Cola Life”, de embalagem verde e com menos açúcar, e o Mc Donald’s, que passou a adotar verde em vez de vermelho como cor institucional nos países europeus, junto a um cardápio com mais opções saudáveis.

(Fotos: Pinterest)

Laranja

O laranja é uma das cores com sensações mais aromáticas e saborosas, induzindo ao deleite e à diversão. Remete à sociabilidade e ao lúdico, sendo uma cor exuberante.

É considerada a cor que menos vemos, o que torna vantajoso utilizá-la para chamar a atenção. O laranja traz alegria e descontração aos ambientes, sendo considerada uma cor quente.

(Fotos: Pinterest/Redação, no WorkLab Cavaletti)

Rosa

O rosa é uma cor que, em geral, não possui sentimentos negativos ligados a si. Transmite os ideais de gentileza e charme. Culturalmente, ainda é altamente ligada ao feminino.

É uma cor encantadora, que remete ao infantil e, ao mesmo tempo, também é muito apreciada por pessoas idosas. É associada aos confeitos, comumente utilizada por comércios como docerias e sorveterias.

Contudo, é necessário ter cautela com certas tonalidades. O rosa-choque teve sua construção cultural muito ligada ao que é “de menor valor” e menos prestigiado. Por outro lado, as combinações em tons de rosa-cinza (ou prata) e rosa-preto são consideradas refinadas.

(Fotos: Pinterest)

Use e abuse das cores!

Pensar a identidade visual de sua marca e, junto a isso, o design e as cores dos ambientes de sua empresa, fará toda diferença na percepção do público sobre seu posicionamento e valores

A Sanvel Móveis acaba de incluir duas novas cores de madeira em seu catálogo padrão: Azul Secreto e Mint, ambas da Duratex Madeiras. Aproveite para deixar seus ambientes mais coloridos com tons incríveis! Confira:

(Fotos: Duratex Madeiras)

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Fontes:
FARINA, Modesto. Psicologia das Cores em Comunicação. São Paulo : E. Blücher, 2011.
HELLER, Eva. A Psicologia das Cores. Barcelona : G. Gili, 2004.

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