fbpx

Tendências arquitetônicas em ambientes corporativos: 5 ideias para novos espaços de trabalho

As novas tendências em ergonomia e conforto para empresas demandam inovação e flexibilidade. Espaços corporativos se aproximam cada vez mais do aconchego do lar.

Foi-se a época em que um escritório consistia em apenas uma mesa e uma cadeira. Os espaços corporativos contemporâneos priorizam a experiência do trabalho, com foco em ergonomia e bem-estar, em uma busca constante pelo aumento da produtividade por meio da inovação.

Grandes empresas têm adotado ideias inovadoras que se tornaram tendências no mundo corporativo, por incentivarem a colaboração e aproximar os espaços de trabalho do aconchego encontrado em nossos lares. Confira abaixo algumas delas:

Ambientes integrados

Os chamados open offices são cada vez mais frequentes em empresas. Em vez de escritórios fechados e separados, os colaboradores são alocados em mesas integradas, sem paredes, com objetivo de otimizar o fluxo de comunicação e incentivar a interação.

Espaços configurados dessa forma auxiliam na produtividade e no trabalho em equipe, além de tornar a hierarquia da empresa mais horizontal

Salas de descompressão

As áreas de descanso se transformaram, podendo ir muito além. Ambientes com sofás, jogos e aperitivos permitem não só o descanso, mas também o entretenimento dos colaboradores, como uma forma de descontração durante a jornada de trabalho. As pausas ao longo do dia são fundamentais para evitar sobrecarga de tarefas e garantir momentos saudáveis de descanso.

Algumas empresas vão além: colocam até mesmo escorregadores, redes e outros itens de diversão, para garantir um cotidiano estimulante e nada entediante. Que tal?

(Fotos: Mídia Boom)

Ambientes coloridos

Ambientes coloridos, no geral, são espaços alegres, mais atrativos e convidativos. A cor escolhida para determinado local pode favorecer certos sentimentos – conforme você pode conferir neste post: “Design de interiores: como as cores influenciam em nossas sensações”.

As cores podem estar presentes não só em paredes, mas também em móveis, objetos de decoração, quadros, entre outros.

Espaços flexíveis para reunião

Salas de reunião são um elemento essencial nos ambientes corporativos, por serem, muitas vezes, o principal espaço para acolhimento de clientes dentro da corporação. Contudo, existem opções que fogem do convencional, permitindo espaços mais aconchegantes e práticos.

É o exemplo do Talk High Back da Cavaletti: um ambiente para reuniões que pode ser montado em qualquer lugar da empresa, economizando espaço, proporcionando conforto e garantindo privacidade (graças ao isolamento acústico). Sendo uma opção inovadora, também pode ser utilizado para trabalho regular, em especial para tarefas que exijam concentração.

(Fotos: Cavaletti/Loja Sanvel Móveis em Pouso Alegre)

Cantinhos aconchegantes

Uma das maiores tendências atuais nas empresas tem sido a criação de “cantinhos” de descompressão dentro dos próprios ambientes operacionais – e não somente nas salas de descanso. Sofás e pufes, por exemplo, podem compor o espaço e permitir que o colaborador trabalhe ali sentado em parte do tempo, promovendo mobilidade e mudanças saudáveis de postura ao longo do dia.

Salas de ideias

Espaços dedicados especialmente à criação estão se tornando cada vez mais comuns. Esses ambientes podem contar com paredes interativas, decorações inusitadas, jogos estimulantes, materiais para desenho e quaisquer outros itens que estimulem a criatividade.

Não tenha medo de ousar

Os novos ambientes de trabalho trazem propostas como mobilidade, personalização e conforto, sempre visando estratégias para ampliar o bem-estar e, consequentemente, a produtividade.

A solução ideal para a sua empresa pode ser encontrada na Sanvel Móveis. Trabalhamos com mobiliário feito sob medida, prontos para atender a toda e qualquer necessidade de inovação de que você precise.


Entre em contato com uma de nossas lojas:

Sanvel Móveis Poços de Caldas
Rua Paraíba, 812 – Centro
(35) 3715-7005

Sanvel Móveis Pouso Alegre
Av. Porfírio Ribeiro de Andrade, 60 – Fátima
(35) 3422-0006

Marcado com , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *