fbpx

Preto & branco: versatilidade e sofisticação no design de interiores

Cores neutras e atemporais, o preto e o branco são clássicos na arquitetura e destaques nas tendências pós-modernistas, além de terem o efeito de ampliar ou diminuir espaços e cômodos.

No post anterior, falamos no blog sobre como as cores influenciam em nossas sensações, comentando acerca das percepções que temos nos ambientes em que cada coloração está presente. Hoje falaremos sobre como o branco e o preto podem ser usados no design de anteriores e quais as características particulares de cada um.

Afinal, preto e branco são cores?

Existem divergências entre autores acerca deste conceito, o que também acontecia entre pintores renomados. Considerando Heller (2004), “o preto é uma cor sem cor” e “o branco é, sem a menor sobra de dúvida, uma cor. O que é branco não é incolor”.

O poder sobre as dimensões

O preto e o branco possuem funções opostas em relação aos seus efeitos em dimensões. Espaços de cor preta parecem ser menores do que espaços em branco. Essa noção é grande aliada da arquitetura e do design de interiores, pois auxilia no equilíbrio e nas impressões desejadas para cada ambiente.

(Fotos: Pinterest)

Além disso, móveis pretos parecem mais pesados e robustos, embora também pareçam menores que os brancos. A presença da cor preta é mais ostensiva.

(Fotos: Pinterest)

As sensações transmitidas

O branco é a principal cor associada ao bem e ao novo. Também remete ao higiênico e esterilizado, sendo, por isso, a principal cor utilizada por hospitais e clínicas. Essa cor em excesso, contudo, causa grande sensação de impessoalidade e vazio. Por isso, não é recomendado que quartos de hospitais sejam totalmente brancos, mas sempre acompanhados de outra cor clara (como rosa ou azul pastel) para que haja uma quebra na sensação. É a cor do design minimalista e pós-modernista.

(Fotos: Pinterest)

O preto, por sua vez, é associado ao luxo e ao requinte, remetendo ao poder e à elegância. É a preferida entre os jovens e tida como a mais objetiva. É a mais nobre das cores, sendo a que mais impressiona. Segundo Heller (2014), “nos objetos de luxo, a renúncia às cores permite que o luxo se manifeste por si só”.

(Fotos: Pinterest/Cavaletti)

Preto + branco = a mais clássica combinação

Utilizar as duas cores tidas como “neutras” juntas produz resultados incríveis. O segredo está em saber equilibrar a quantidade de cada cor de acordo com o que você deseja transmitir, destacando os pontos fortes do design com texturas, estampas e objetos.

(Fotos: Pinterest)

Uma forte aliada nessa combinação pode ser a cor cinza, um tom intermediário para composições. Além disso, detalhes coloridos são sempre bem-vindos para destacar pontos e trazer “vida” ao ambiente.

(Fotos: Pinterest)

Por outro lado, ambientes monocromáticos transmitem grande sensação de sofisticação e requinte. Uma dica para esse tipo de escolha é investir em móveis e objetos de decoração com design que fujam do convencional, tornando os ambientes interessantes e não monótonos.

(Fotos: Pinterest)

Por fim, as combinações de preto ou branco com madeira e folhagens, ambas em alta nas tendências de design para 2020 (confira o post: 7 tendências de decoração para 2020), podem criar um belo contraste entre o moderno e o rústico, além de trazer mais leveza ao design como um todo.

(Fotos: Pinterest)

Combine & ouse

Na Sanvel Móveis, os móveis sob medida podem ser feitos de acordo com o que você espera e deseja. Nossas cores padrão Branco, Preto e Carbono, da Duratex Madeiras, compõem paletas perfeitas para composições como as das fotos.

Além disso, são diversas as opções de combinação com nossos amadeirados Carvalho Prata, Itapuã, Carvalho Avelã e Carvalho Munique, além de nossas cores Gianduia, Mint e Azul Secreto.

Gostou? Entre em contato com nossas lojas! Estamos em Poços de Caldas e Pouso Alegre, atendendo à toda região.


Fontes:
FARINA, Modesto. Psicologia das Cores em Comunicação. São Paulo : E. Blücher, 2011.
HELLER, Eva. A Psicologia das Cores. Barcelona : G. Gili, 2004.

Marcado com , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *